Uncategorized

Pedra natural, sintética e artificial. Quais as diferenças?

Pedras naturais

Foram formadas há milhares de anos sob uma combinação de temperatura, pressão e tempo, podendo levar anos e até décadas para serem formadas e são extraídas da natureza por processos de mineração. Por levarem mais tempo para se formar e também pelo local onde se encontram, algumas pedras são consideradas raras, como a Alexadrita e a Opala Negra. Para serem utilizadas em uma joia ou semijoia de qualidade, são selecionadas, cortadas e lapidadas que envolvem tempo, equipamento apropriado e técnica.

Anel ajustável olho de tigre

Pedras sintéticas

Diferentemente da pedra artificial, as pedras sintéticas são produzidas a partir de gemas naturais. A produção ocorre, geralmente, em laboratórios e cada uma das gemas pode ter um processo diferente, contudo a base é sempre a mesma. Os processos de obtenção foram desenvolvidos devido à raridade de alguns exemplares ou mesmo do seu custo elevado. Por essa razão leva-se em consideração a dificuldade do processo e o valor para sua obtenção.

As pedras sintéticas normalmente não possuem a mesma resistência de uma pedra natural. Como as naturais são mais difíceis de serem encontradas e seu custo é alto, as pedras sintéticas são uma alternativa para baratear o custo do produto final.

Brinco com cristais e pérola shell (sintética)

Pedras artificiais

Utilizam normalmente vidro, corantes e materiais plásticos na sua fabricação. Os cristais artificiais mais comuns são as zircônias e os cristais espelhados de marcas como Swarovsky. As zircônias, apesar de serem sintéticas, possuem uma boa dureza e brilho, sendo muito utilizadas na fabricação de semijoias, e fazendo vibrar o coração das mulheres.

Argola cravejada de zircônias

Para saber mais dicas e curiosidades siga nosso blog e nossas redes sociais. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *